Tempura de Legumes e Camarão
O fruto proíbido os "fritos", mas se formos moderados e fizer só as vezes e depois uma corridinha ao ginásio, provavelmente não vai fazer mal á diéta.
A receita da tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses ativos particularmente na cidade de Nagasaki fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI. A origem mais aceita hoje da palavra tempura baseia-se no fato que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim "ad tempora quadragesimae", preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar. Outras hipóteses da origem incluem a palavra tempero e o verbo temperar.
Hoje em dia ainda existe um prato em Portugal muito semelhante à tempura, denominado peixinhos da horta, que consiste de pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme geralmente mais espesso que o da tempura. Existem ainda algumas variações sobre este prato, usando tipos diferentes de legumes, tais como a abóbora.(Wikipédia)
Ingredientes:
- 500g de Camarão descongelado sem casca e sem tripa (conheço um sitio aonde os vende já prontinhos, é só cozer)
- 1 chávena de chá de palitos de cenoura
- 1 chávena de cebola fatiada
- 1 chávena de chá de cebolinho picado
- 1 chávena de pimentos (se gostar)
Polme
- 1 ovo
- 2 chávenas de água bem gelada ou acrescenta gelo
- 1 sal qb
- 1 chávena de farinha tempura ou farinha de trigo com fermento
Vamos lá então trabalhar:
Bata o ovo levemente e acrescente a água gelada e sal. Acrescente a farinha e o resto dos ingredientes, mexendo sempre até a massa ficar homogénea.
Acrescenta os legumes poucos de cada vez. Leve uma frigideira com bastante óleo e tem de estar bem quente. Depois é só fritar. Não coloque muitos ao mesmo tempo porque cola-se uns aos outros. Tem de ficar á espera, é rápido, só alourar e tirar, coloque em papel de tempura é melhor absorvente para a tempura.
Alguma duvida pode sempre perguntar.