Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

Quase tudo sobre Sake

22.12.15 | Yasushi

64abd9fdde3ce2bb_shutterstock_135377654_xxxlarge_2x.jpg

Sake é uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz; bebida geralmente quente e em grandes comemorações, como Ano Novo e cerimônias xintoístas de casamento.

Existem duas classificações básicas de sake. A primeira diz respeito ao grau de polimento do arroz: quanto menos impurezas, proteínas e gorduras, mais refinado; A segunda indica se a bebida recebeu álcool destilado ou se é 100% fermentada, tal qual a tradição japonesa.

CATEGORIAS: para compreender o universo do saquê é preciso, antes de tudo, diferenciar os comuns dos sofisticados. As garrafas mais caras e valorizadas são produzidas com os grãos mais polidos. Quanto menos impurezas, melhor. O importante para a produção da bebida é o amido, guardado no miolo do arroz. “Com um mínimo de 30% de polimento, deixa de ser comum e passa a ser considerado premium”. “A partir de 40%, quando produzido em baixas temperaturas, torna-se super premium.”

sake (1).jpg

 

 

PREMIUM BÁSICO

Polimento: mínimo de 30%

Características: saquê sem complexidade de aromas, indicado para quem começou agora a degustar a bebida.

GINJO

Polimento: mínimo de 40%

Características: fermentado em baixas temperaturas, tem corpo complexo e tende a ser frutado.

DAIGINJO

Polimento: mínimo de 50%

Características: fermentado em temperaturas ainda mais baixas, tem corpo complexo e aromas mais presentes. Costuma ser artesanal, já que requer um trabalho extremamente cuidadoso com o arroz.

www.yasushi.pt