Os 10 mandamentos do sushi
Estes mandamentos servem para os mais distraídos, estas etiquetas são para quem quer seguir a cultura Japonesa, ou se for ao Japão poder impressionar os japoneses.
Tal como quando vem a Portugal os emigrantes, pode ter certas atitudes que não gostamos de ver, o mesmo se passa noutros países, por isso se nos adaptarmos, desde que não fuja aos nossos princípios, eu acho fantástico e nada de anormal. Para mim o mais importante no sushi é a qualidade e a frescura, disfrutem e aproveitem o momento!
Os 10 mandamentos do sushi
- Nunca perguntar ao chefe se o peixe é fresco. É considerado uma ofensa.
- Não pedir demasiadas peças de uma assentada , peça com calma para que o peixe não comece a oxidar na mesa.
- Pegar numa peça de forma decidida (sem andar a escolher) e colocá-la de uma só vez na boca.
- Não trincar ou partir peças.
- Não tirar ou enviar peças para o prato de outra pessoa.
- Não diluir wasabi no molho de soja. Ahahah! (Conheço tanta gente que o faz)
As peças (exceto o sashimi) já vêm condimentadas. Se necessário, colocar uma pitada de wasabi sobre o peixe.
- Ter a toalha húmida de lavar as mãos enrolada junto ao prato para limpar as pontas dos dedos quando comer algumas peças (niguiris) com a mão.
- Deitar só um pouco de molho de soja no fundo da taça e tocar-lhe ao de leve com o peixe, ou pincelar a peça com a ajuda de uma tira de gengibre. Não é para banhar o arroz ou o peixe, o molho soja serve para salgar e não para embeber as peças de sushi.
- Usar o gengibre com moderação, há quem coma como de peixe fosse mas +e usado para limpar o palato entre as peças diferentes que vai comendo. Mordiscar um pouco de uma fatia quando se muda de peixe (ex.: das peças de atum paras as de salmão).
- SaKé se ainda não gosta, peça Sake sparkling, (MIO) é tipo champanhe doce com borbulhas, Chui-li bebida de sake com gasosa pouco álcool e é doce muito agradável, pode acompanhar-se a refeição com um caldo simples de miso, chá verde, também é muito usual.
(baseado na publicação http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-02-12-A-etiqueta-do-sushi#gs.TE14DgI) texto alterado por mim