Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

O que escolher na hora de comer?

p.txt.jpg

Caloria, é uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidades.
Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau celsius a temperatura de 1 g de água (o calor específico da água é, por definição, igual a 1).
Com a evolução das técnicas de medida, verificou-se que o calor específico não era constante com a temperatura. Por isso buscou-se padronizá-lo para uma faixa estreita, e a caloria foi então redefinida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 °C para 15,5 °C.
Contudo, com a evolução mais uma vez da técnica, sobretudo do desenvolvimento da electricidade e da electrónica, viu-se ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria. Entretanto, o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, organismo responsável pela convenção do metro e pelo Sistema Internacional de Unidades, resolveu colocar a caloria como sendo:


• 1 caloria = 4,1868 (exactamente) (Wikipedia)

 

nova-piramide-alimentar.jpg

 

 

Agora que já sabe o que é uma caloria, toca a conta-las antes de comer...aqui deixo a nova pirâmide alimentar, e poderá regular-se melhor na sua alimentação diária, o que conta é mesmo o numero de vezes que como coisas boas e as vezes que come coisas más. Cometer excessos ecos a meu ver não faz mal a ninguém, mas terá de ser sempre bem compensado, por exemplo: depois de um bom sushi, com tempuras, hot roll’s, vá fazer uma caminhada, e assim pode voltar a repetir na próxima semana.
Divirta-se e coma com saúde.

www.yasushi.pt