Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

Chá verde no Japão

27.12.15 | Yasushi

Os japoneses são grandes bebedores de chá, especialmente o chá verde, chá verde presente em praticamente todas as refeições e é servido gratuitamente em muitos restaurantes. Além de fazer parte das tradições culturais e milenares como o Chado (Cerimônia do Chá), é comprovado de que o chá verde contribui para a digestão e traz inúmeros outros benefícios para a saúde.

Chá-Verde-é-Benefico-Para-o-Coração-e-o-Cérebro.jpg

Chanoyu – Cerimônia do Chá

O chá verde é originario da China, mas criou grandes raízes na história e cultura japonesa. Ele foi levado para o Japão através de relações comerciais, mas foi o monge Eisai, que criou o Matcha, o chá verde em pó, feito com a trituração refinada das folhas. Com isso, foi criado um novo tipo de preparação do chá, ao invés do chá tradicional, feito com folhas secas submersas em água quente.

O Monge Eisai foi a primeira pessoa a plantar o chá no Japão por motivos religiosos, ao invés somente de ser por fins medicinais. Por Eisai ser um monge budista, a Cerimônia do Chá acabou sendo associada com o Zen Budismo, que induz à meditação e fazendo com que as pessoas aprendam de fato a degustar o Mattcha.

Com isso, o chá passou a fazer parte de cerimônias religiosas budistas realizadas pelos monges Zen. Ele era consumido em frente a uma imagem de Bodhi Dharma como um santo sacramento. Este ritual acabou evoluindo para a atual cerimônia do chá, onde um homem chamado Sen no Rikyu desempenhou um papel fundamental. (informação tirada do site Japão em foco)

cha-matcha-aumenta-em-25-a-queima-calorica.jpg

Chá verde promove saúde de cinco órgãos

Seu nome científico é Camellia sinensis e ele é grandemente cultivado no Japão, China, Índia e outros países do oriente. Suas folhas são origináriamente verdes, e quando tostado (chá preto) fica escuro, na forma como consumimos no ocidente. O chá verde é rico em substâncias conhecidas como polifenóis e catequinas.

De acordo com o Kissa Yojoki, o livro do chá, escrito pelo monge Eisai, existe propriedades medicinais encontradas dentro do chá que promovem a boa saúde de cinco órgãos: coração, fígado, pulmões, baço e rim. O coração é o órgão principal e fortalecendo-o, acaba fortalecendo os demais órgãos também.

Deste modo, o chá verde promove o “funcionamento harmonioso dos cinco órgãos”, cujo desequilíbrio acredita-se causar doenças. No livro, Eisai aconselha a “beber muito chá, pois assim sua saúde física, emocional e espiritual será restaurada com força total”. Isso explica porque o chá é a base desta cerimônia milenar. (texto Japão em foco)

cha-verde-beneficios-1.jpg

extrato-de-cha-verde_gde.jpg

 

 Todos os produtos para chá verde e o próprio chá verde do Japão podes comprar em www.yasushi.pt

 

 

www.yasushi.pt