Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

Benefícios da sopa miso, (pasta miso)

28.12.16 | Yasushi

 

misopaste-e1427320546876.jpg

 

Miso é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de miso dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes. O sabor, aroma, textura e aparência de qualquer tipo específico varia do tipo do miso assim como a região e época que o miso foi feito. Os ingredientes usados, temperatura e duração da fermentação, quantidade de sal, variedade do kōji e o recipiente de fermentação também contribuem. O miso é uma pasta de soja fermentada cujo sabor salgado, textura amanteigada e o seu perfil especialmente nutritivo tornam-no num condimento versátil para criar diferentes receitas, incluindo a tradicional sopa de miso. O miso é feito ao adicionar um molde de levedura (conhecido como «koji») aos rebentos de soja e outros ingredientes e deixar que fermentem. O tempo de fermentação, que varia entre semanas a anos, depende do tipo específico de miso a ser produzido. Uma vez completo o processo, os ingredientes fermentados são moídos até formar uma pasta . A cor, sabor, textura e grau de sabor a salgado dependem dos ingredientes exactos usados e da duração do processo de fermentação. O miso varia na cor entre o branco e o castanho. As variedades mais leves são menos salgadas e mais suaves em sabor enquanto as variedades mais escuras são mais salgadas e têm um sabor mais intenso. Algumas pastas de miso são pasteurizadas e outras não.

 

Ao nível da nutrição humana, o miso é muito rico em triptofanos e manganésio, e possui um bom teor nutricional em outros nutrientes importantes. Benefícios e Nutrientes do Misô Os nutrientes encontrados no missô incluem vitamina B2, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro, potássio, colina e lecitina.

– Rico em fibras dietéticas e fornece uma grande quantidade de proteína.

– Reduz os níveis do colesterol LDL (mau colesterol) do corpo.

– Aumenta as concentrações de bactérias benéficas no trato digestivo. Estes organismos probióticos não só ajudam na digestão, mas também desempenham um papel importante na manutenção e fortalecimento do sistema imunológico.

– Misô também é particularmente rico em antioxidantes, que eliminam os radicais livres do corpo. Assim, não é nenhuma surpresa descobrir que o consumo regular de misô – como é comum no Japão, muitos japoneses comem uma tigela de sopa de missô por dia, ou mais.

receita-de-missoshiru.jpg

www.yasushi.pt