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Japão, gastronomia e cultura

O blog da Yasushi

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O que escolher na hora de comer?

24.04.16 | Yasushi

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Caloria, é uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidades.
Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau celsius a temperatura de 1 g de água (o calor específico da água é, por definição, igual a 1).
Com a evolução das técnicas de medida, verificou-se que o calor específico não era constante com a temperatura. Por isso buscou-se padronizá-lo para uma faixa estreita, e a caloria foi então redefinida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 °C para 15,5 °C.
Contudo, com a evolução mais uma vez da técnica, sobretudo do desenvolvimento da electricidade e da electrónica, viu-se ser mais conveniente definir o joule como unidade de energia, abolindo assim a necessidade de definir a caloria. Entretanto, o Escritório Internacional de Pesos e Medidas, organismo responsável pela convenção do metro e pelo Sistema Internacional de Unidades, resolveu colocar a caloria como sendo:


• 1 caloria = 4,1868 (exactamente) (Wikipedia)

 

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Agora que já sabe o que é uma caloria, toca a conta-las antes de comer...aqui deixo a nova pirâmide alimentar, e poderá regular-se melhor na sua alimentação diária, o que conta é mesmo o numero de vezes que como coisas boas e as vezes que come coisas más. Cometer excessos ecos a meu ver não faz mal a ninguém, mas terá de ser sempre bem compensado, por exemplo: depois de um bom sushi, com tempuras, hot roll’s, vá fazer uma caminhada, e assim pode voltar a repetir na próxima semana.
Divirta-se e coma com saúde.

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Hamburguer de sushi

18.04.16 | Yasushi

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Olá, olá, os japoneses são inventores, encontrei esta noticia pode ser que vos agrade e seja uma ideia ou alternativa para comer num restaurante Japonês.

 

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Hambúrguer sushi Vegan e sem glúten, arroz negro...parece-me bem!

Quem sabe algum empresário em Portugal agarra esta ideia, se quiserem fazer em casa é só comprar os produtos , eu digo-vos aonde.

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Eu adoro arroz, adoro comer, adoros legumes, por isso facilmente me convencem...

 

 

 

 

 

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Diferenças entre massas japonesas...

10.04.16 | Yasushi

 

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Para quem não gosta de arroz e peixe, sushi, aqui está uma exelente alternativa num restaurante japonês.

 

Ramen leva farinha de trigo branca, sal, água e sais alcalinos, que dão cor amarelada, elasticidade e sabor umami. Parecido com linguine.

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Soba
Feita de farinha de trigo-sarraceno, de cor castanho, igual ao macarrão uma cor mais escura que a do rámen. A espessura em geral é a mesma que a do rámen.

 

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Udon
Leva farinha de trigo branca, mas a massa tem uma espessura mais grossa que a do rámen. Gordinha, parece um canudo. Como é mais pesada que outros macarrões orientais, come-se bem com um caldo leve.

 

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Somen
É feito com farinha de trigo branca, tem espessura mais fina que a do rámen. Delicado, mais leve que um espaguete, ideal para receitas com caldos densos, que aderem bem ao macarrão.

 

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 Com as massas pode fazer receitas deliciosas, e podem comprar em www.yasushi.pt

Imagens IPCdigital

 

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Yuzo, sabe o que é?

10.04.16 | Yasushi

Sabes o que é o Yuzo?

fresh-yuzu-fruit.jpgwww.yasushi.pt

 

 

…é uma fruta cítrica originária do Leste asiático. Acredita-se que seja um fruto híbrido da tangerina com o Citrus ichangensis. É parecido com uma pequena toronja com casca irregular, e é amarelo ou verde dependendo do grau de maturação. As frutas Yuzu, são muito aromáticas, normalmente medem entre 5,5 e 7,5 centímetros de diâmetro, podem ser tão grandes quanto as toronjas (10 centímetros ou mais).

Temperaturas que chegam a -12°C, onde os cítricos mais sensíveis não conseguem sobreviver, mas o Yuzo é um dos únicos sobreviventes no frio.

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È utilizada na culinária, a sua casca tem aromas cítricos, de grande utilidade para os molhos, licores, vinagres e compotas.

Modo de conservação, pode ser à temperatura ambiente durante uma semana ou até duas, e se quiseres mais tempo pode ser no frigorífico e congelador.

 

Vitaminas, vitamina C, fibra, Hidratos de carbono, cálcio.

 

Também pode encontrar concentrado em frascos, de 100ml, ou 1,8lt a validade não é longa porque não tem muitos aditivos.

Hoje em dia é muito usado na alta gastromonia, é um produto de exêlencia.

 

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Edamame

03.04.16 | Yasushi

Sojas frescas, ainda verdes, estão em vagens, muito consumido no Japão e chama-se de "edamame". 

É uma óptima maneira de começar a refeição, cada grão tem grande quantidade de proteínas, fibras e ômega-3.

Consegue-se encontrar também só o feijão congelado.

 

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Como cozinhar:

Se comprar congelado, coloque num tacho com água a ferver, com pouco sal e deixe ferver 5-6 minutos.

Se forem frescos, depois da água ferver cozer durante 3 minutos.

Depois no final também pode colocar por cima das vagens sal grosso e está pronto a servir. Se gostar mais frio deixe arrefecer no frigorifico.

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